Vadio

 
 
Portugal / Portugal

 

Ano de criação:

2005

Enólogo:

Luiz Patrão

Acesse:

http://www.vadio.pt

O VADIO está situado na aldeia da Poutena na região da BAIRRADA. Trata-se de um projeto pequeno e familiar que tem como elemento essencial a recuperação das castas tradicionais e a produção de autênticos vinhos DOC BAIRRADA. Temos duas parcelas de vinha totalmente distintas e um antigo armazém que adaptámos de uma forma muito simples para a produção de vinho. Os nossos vinhos apresentam um estilo clássico que pretende respeitar a autenticidade da região e o caráter das castas que lhe dão origem.

Em pleno Vale do Forno, temos instaladas duas pequenas parcelas de vinha com condições geológicas e edáfo-climaticas completamente distintas entre si, mas que permitem explorar todo o potencial enológico desta grande região.

Para a adega aproveitámos um antigo armazém que em tempos serviu como farmácia agrícola para os agricultores da região. Em termos de tecnologia, instalamos apenas o necessário para garantir um controlo eficaz da fermentação. Os vinhos brancos fermentam e estagiam em depósitos de inox. Os vinhos tintos fermentam em lagares ou em depósitos de pequena capacidade e terminam com um estágio de pelo menos 18 meses em barrica. Os espumantes são feitos de acordo com o método clássico, tendo um período de estágio mínimo de 12 meses em contacto com as leveduras após segunda fermentação.