Ramos Pinto

 
 
Portugal / Porto e Douro

 

Ano de criação:

1880

Enólogo:

Jorge Rosas

Acesse:

http://www.ramospinto.pt

Fundada por Adriano Ramos pinto em 1880, a Casa Ramos pinto depressa se fez notar pela sua estratégia de inovação e pioneirismo. Associada a vinhos engarrafados de qualidade, implantou-se no mercado brasileiro no inicio do século XX e rapidamente se tornou responsável por metade do vinho do porto exportado para a América do Sul, enquanto ia conquistando gerações de fiéis apreciadores em Portugal e na Europa. Estas foram as consequências naturais de uma estratégia de vanguarda, apoiada na modernização dos circuitos de seleção, lotagem, envelhecimento, na investigação vitivinícola constante e no especial cuidado que Adriano Ramos pinto dedicou à embalagem e promoção dos seus vinhos. Os vinhos Ramos Pinto tornaram-se, assim, uma referência de qualidade.

Deste apaixonante percurso nasceu uma coleção única de objetos de arte, hoje expostos na área Museológica - Casa Ramos Pinto, recentemente inaugurada. O gosto pela cultura, incutido por Adriano Ramos Pinto na filosofia de atuação da Casa Ramos Pinto, mantém-se até aos nossos dias. Já em 1997, a casa Ramos Pinto criou o Museu de Sítio de Ervamoira, destinado à investigação ambiental, enológica, arqueológica e antropológica do vale do Côa, existe ainda à disposição dos investigadores um arquivo histórico, em Vila Nova de Gaia, com um precioso acervo documental sobre a produção e exportação de vinhos desde as últimas décadas do século XIX.

Ciente de que a qualidade dos seus vinhos começava a ser delineada na terra mãe do Douro vinhateiro, a casa Ramos Pinto perscrutou meticulosamente esta região Demarcada, acabando por se tornar proprietária de quintas com características muito especiais, com o fim do alcançar o objetivo de assegurar o controle e a qualidade de todo o processo de produção. Aprimorando os seus vinhos, a Ramos Pinto criou néctares únicos, com assinatura própria.

em 1990, a Casa Ramos Pinto passou a integrar o Grupo Roederer, cuja história tem características idênticas. As qualidades que deram fama à Casa Ramos Pinto ganham assim uma maior dimensão internacional.